Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais considerado, por alguns, um momento de conflitivo ou de crise. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo.

A puberdade, que marca o início da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência. Uma gravidez na adolescência provocaria mudanças maiores ainda na transformação que já vinha ocorrendo de forma natural. Neste caso, muitas vezes a adolescente precisaria de um importante apoio do mundo adulto para saber lidar com esta nova situação.

Porque a adolescente fica grávida é uma questão muito incômoda aos pesquisadores. São boas as palavras de Vitalle & Amâncio (idem), segundo as quais a utilização de métodos anticoncepcionais não ocorre de modo eficaz na adolescência, inclusive devido a fatores psicológicos inerentes ao período da adolescência. A adolescente nega a possibilidade de engravidar e essa negação é tanto maior quanto menor a faixa etária.

A atividade sexual da adolescente é, geralmente, eventual, justificando para muitas a falta de uso rotineiro de anticoncepcionais. A grande maioria delas também não assume diante da família a sua sexualidade, nem a posse do anticoncepcional, que denuncia uma vida sexual ativa. Assim sendo, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor auto-estima, à um funcionamento familiar inadequado, à grande permissividade falsamente apregoada como desejável à uma família moderna ou à baixa qualidade de seu tempo livre. De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, é que as facilidades de acesso à informação sexual não tem garantido maior proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e nem contra a gravidez nas adolescentes.

http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/adolesc3.html

7 comentários:

Pri Lemos disse...

Creio que umas das coisas que mais implica em relação a gravidez na adolescência e as doenças DST, é a falta de consientização dos próprios pais. pois se eles tivessem um diálogo legal com seus filhos(as) sem tanto tabur, talvez isso não ocorresse com tanta frequencia...seus filhos se sentiriam mais a vontade para falar sobre sua vida sexual e assim evitaria uma maternidade ou paternidade fora de hora e sem contar que saberiam cuidar melhor da sua saúde.

Priscila Lemos

Anônimo disse...

Vejo que de um modo geral a adolescência é muito complexada no tocante evolução anatômica e psicológica a jovem vê seu corpo mudar e sua mente entra em crise muitas vezes as programações não tem ajudado de uma forma eficaz quanto a isso algumas têm a sorte de ter uma família estruturada que ensina e instrui sobre o uso de anticoncepcionais e modos de prevenção a gravidez, mas nem todos têm o mesmo apoio e termina tendo uma má instrução sobre sua sexualidade eu apoio programas que abordam fatos e assuntos sobre este tema que fala claramente a as adolescentes de modo que as tais entendam e evitem gravidez, doenças sexualmente transmissíveis para que possivelmente não seja mudado de forma brusca seu futuro e pra finalizar digo cuidem de sua saúde, façam acompanhamento médico e se abram pra seus pais em última estância um amigo.

david disse...

Assim... Eu acho que as adolescentes têm que ter apoio da família nesta fase da vida inclusive os pais de manter elas bem informada sobre se cuidar de doenças e ter um filho não planejado acabando assim seu sonho de ter mais coisas no futuro tipo trabalho é o que eu acho.

Trabalho & Geografia - EJA disse...

Priscila, Deysy e David,
Observando seus comentarios, percebo que vcs destacaram o papel da familia na conscientizaçao dos adolescentes e isso é realmente fundamental para lhes proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio, tanto para os adolescentes envolvidos, como para a criança que foi gerada. Rute.

Luan disse...

adolescentes engravidam trazendo problemas para os familiares o certo é ir ao medico para evitar e evitar também doenças.

Jadson Willian disse...

gravidez na adolescência está crescendo sendo uma complicação para muitas famílias.A ida ao médico é muito importante.

Trabalho & Geografia - EJA disse...

Jadson e Luan,
A gravidez na adolescencia é resultado da falta de cuidado da familia do adolescente, que muitas vezes nao traz esclarecimentos para o mesmo, resultando assim, como foi colocado por vcs, num problema para o grupo familiar.
Rute.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...