Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

Agressão ao meio ambiente

O homem é o único animal que modifica a natureza, muitas vezes de forma irreversível. Faz isso desde que aprendeu a construir sua casa, cultivar alimentos, domesticar animais e explorar minerais. A sociedade moderna intensifica de tal forma esse processo que compromete a vida no planeta. O objetivo? Aumentar o lucro – o que faz todo sentido no modelo social capitalista.

Ao mesmo tempo, cresce a tomada de consciência ecológica e se desenvolve a legislação ambiental. Em algumas regiões, a destruição vem sendo interrompida ou mesmo revertida. O conhecimento de que as substâncias descartadas, que poluem o meio ambiente, são matérias-primas e energia desperdiçadas faz a reciclagem ganhar espaço. Processos industriais limpos – por exemplo, com o uso de filtros para evitar a poluição atmosférica – podem até significar economia para as empresas.

Os interesses econômicos imediatos, no entanto, continuam a estimular agressões ao ambiente, muitas vezes com a conivência dos órgãos públicos e dos meios de comunicação. A saúde do planeta depende de uma ampla mudança de mentalidade. É preciso exigir investimentos de grandes proporções na prevenção de acidentes ambientais e em tecnologias para a utilização racional de energia e água e para a redução do descarte de efluentes.

Trecho extraído do texto O que Agride a Natureza, Agride o Homem, de 2000, da Cartilha “Trabalho e Meio Ambiente” da CUT- RJ, encontrado no site: www.sindipetro.org.br

Atividade:

  1. Faça a leitura do texto .
  2. Realize uma leitura da  imagem (garimpo em Serra Pelada).
  3. Faça uma descrição da imagem., anotando no caderno quais as características mais evidentes que são observadas;
  4. Destaque o grau de destruição das condições ambientais naturais, nao apenas desta foto, mas do meio ambiente como um todo.
  5. Associe a agressão ambiental ao "lucro", conforme aponta o texto, e à de funcionamento do sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...