Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A agricultura e a pecuária surgiram há cerca de 10.000 anos. Até aquela época, os grupos humanos não conheciam as técnicas de cultivo nem sabiam domesticar os animais, e viviam da caça e da coleta. Quando havia um inverno rigoroso ou períodos de seca muito prolongados, as pessoas eram obrigadas a migrar para regiões onde as condições naturais estivessem mais propícias à obtenção de alimentos. Ou seja, os povos eram nômades.
Aos poucos foram se interessando por aumentar, em ema mesma área, a concentração de plantas que forneciam alimentos e a domesticar alguns animais, começando assim, a desenvolver a agricultura e a pecuária.
Quando as condições naturais eram favoráveis, a produção de alimentos gerava um excedente que podia ser armazenado. Com isso, os povos nômades permaneciam mais tempo num mesmo lugar e acabaram tornando-se sedentários.
O desenvolvimento da agricultura e da pecuária e o aumento na produção de alimentos permitiram a divisão de algumas tarefas: alguns plantavam, outros produziam, ferramentas, roupas e utensílios; alguns eram comerciantes, outros eram dirigentes, etc. Isso fez surgir os primeiros núcleos urbanos.
A agricultura e a pecuária surgiram mais ou menos na mesma época em vários lugares do planeta, sem que os primeiros povos tivessem contato entre si.
Ao longo da historia da humanidade, os agricultores sempre buscaram desenvolver novas técnicas que lhes proporcionassem maior produção e maior independência em relação às condições naturais. Assim, a utilização de animais para arar o solo, a construção de canais de irrigação e a invenção de equipamentos como o arado, enxadas, carroças, moinhos, etc. desenvolveram-se lentamente séculos afora.
Durante a Idade Média na Europa, uma inovação muito importante permitiu que as áreas agrícolas fossem utilizadas de forma ininterrupta: começou-se a fazer o revezamento dos produtos cultivados em pequenos intervalos de tempo.
Com esse revezamento, a nova planta repunha os nutrientes que o produto anterior havia retirado. Além de não deixar as terras paradas, improdutivas, essa nova técnica (hoje chamada rotação de culturas) permitiu que as áreas de criação de gado convivessem lado a lado com a agricultura.

Eustaquio de Sene - Trilhas da Geografia .

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...