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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA

Oconceito de espaço geográfico, como o produto das relações entre a sociedade e desta com a natureza, pela mediação do trabalho, é o fio condutor que norteia a confecção das atividades. A observação e descrição de elementos da paisagem, seja ela sob o formato de texto ou imagem, foram utilizadas como ponto de partida para a exploração dos conteúdos que explicam a sua complexa composição.

A tentativa de associar o cotidiano dos alunos aos materiais do caderno, serviu à reflexão geográfica para a análise e compreensão da lógica de distribuição das formas sociais e naturais, com suas desigualdades e diferenças.

Os estudos da natureza, que guarda ainda uma dinâmica própria, mas que foi dominada e apropriada pelo homem ao longo de seu processo civilizatório e que hoje é objeto de compra e venda no mercado, também foi objeto de preocupação no trabalho.

Assim, a compreensão de que vivemos numa sociedade historicamente determinada, marcada pela exploração e desigualdade e o arranjo territorial resultante desta relação da sociedade coma natureza, parece ser um caminho que permite ao aluno o exercício da reflexão em geografia.

A leitura e observação atenta do material, a identificação dos elementos naturais e humanos que são observáveis na paisagem da fotografia ou na exposição do texto, a descrição de suas características, a contextualização histórica do fato, a associação com elementos do cotidiano e o arranjo das formas no espaço permitem ao professor uma rotina confiável de exploração qualitativa do tema e, ao mesmo tempo, ao aluno é dada a chance da apropriação do conhecimento.

As atividades procuram, desta forma, estimular o debate em sala de aula e a reflexão sobre os temas que os Cadernos de EJA proporcionam, a partir da visão parcelar da Geografia, mas na busca do conhecimento amplo, consciente, crítico e transformador da realidade que nos cerca.

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