Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENEM 2012 - Gabaritos

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referente a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor. O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Veja os gabaritos na página http://enem.inep.gov.br/

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Efeito Estufa

O efeito estufa é o aquecimento global do planeta, ou seja, a elevação da temperatura em razão do aumento desses gases na atmosfera. Esses gases deixam que a luz solar atinja a superfície do planeta, mas impedem que parte da radiação infravermelha (calor) seja refletida de volta ao espaço; esse calor volta para a atmosfera terrestre. Acompanhe o Efeito Estufa no esquema acima.
Alguns estudos já estão sendo realizados para verificar as consequências do efeito estufa. Nos últimos 160 anos, a temperatura média do planeta sofreu um acréscimo de 0,5 ºC; parece insignificante, mas, pensando em longo prazo, pode-se ter um aumento estimado entre 2,5 a 5,5 ºC nos próximos 100 anos.
Alguns efeitos deste fenômeno já podem ser percebidos tais como:
_ Derretimento da massa de gelo, provocando elevação do nível do mar. No Brasil, por exemplo, no Recife, capital do Pernambuco, o contorno da praia vem encolhendo ano a ano.
_ Nos seres humanos, as substâncias poluentes no ar causam dores de cabeça, desconforto, palpitações no coração, diminuição dos reflexos (monóxido de carbono que, em concentrações elevadas pode causar à morte), irritação dos olhos, garganta, pulmões entre outros.
_ Os animais e vegetais também não estão imunes. Na Antártida, por exemplo, uma espécie de camarão bem pequeno conhecido como Krill e os pinguins sofrem as consequências do aumento da temperatura e estão sumindo aos poucos.
Nós contribuímos para a redução de emissão de gases causadores do Efeito Estufa quando economizamos energia, quando diminuímos a utilização de veículos automotores, quando plantamos árvores, e quando evitamos o desperdício de alimentos e de água.
E você? Está fazendo a sua parte?

Atividade Extra

Pesquise e responda:

I- Qual dos ítens abaixo não é fonte de libaração de gás carbônico?

(A) Produtos com aerossol, como desodorantes, por exemplo.
(B) Respiração dos seres vivos
(C) Chaminés de indústrias
(D) Erupções vulcânicas
(E) Queimadas

Detalhe: Não basta apenas indicar a alternativa correta. É necessário explicar a resposta dada.  

Tenho cereteza de que atividades como esta, que provocou a curiosidade em sala de aula, despertam e contribuem para a melhor aprendizagem. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...